Olá nobres aventureiros que vêm ao encontro de nosso blog. Hoje
lhes trago um dos clássicos do Super Nintendo (SNES), Secret of Mana, da memorável
Squeresoft (criadora de fantásticos jogos como a série Final Fantasy).
O jogo inicia com a seguinte lenda:
“Graças ao Poder da Mana, uma
civilização se tornou poderosa,
mas ela foi usada para criar uma
super arma, A Fortaleza de Mana.
Isso irritou os Deuses fazendo-os
mandarem bestas para destruí-la.
A guerra abalou o mundo, e a Mana
quase foi extinta da Terra.
Eis que surge um herói que
destrói a Fortaleza com a Espada de Mana.
A Civilização foi dizimada e a
paz voltou a reinar.
Mas o tempo corre como um rio...
e a história se repete”
Este RPG conta a história de um garoto que não conhece seus pais e vive em uma pacata vila chamada Potos. Perto desta vila, existe uma cachoeira que deságua em um pequeno rio, e lá esta, cravada em uma pedra, a Espada de Mana. Certo dia o garoto cai da cachoeira e ouve uma voz, chamando-o pelo nome, pedindo-lhe que retire a espada pedra, e ele o faz. Logo após ele vê um fantasma (que some tão rápido quanto aparece) e um grande clarão, mas (por incrível que pareça) não da muita atenção para o acontecimento e volta para casa. Ao retornar a Potos, descobre que os cidadãos (principalmente o prefeito) acreditavam que a espada afastava os monstros da vila, e ligam os ataques recentes com a espada ter sido retirada. No meio disso, um homem que estava em Potos diz para o garoto, que para os monstros pararem, ele necessita reenergizar a espada. Logo após, o prefeito expulsa o garoto da sua vila, acreditando que se ele e a espada forem embora, os monstros também irão e terão paz novamente. E assim começa sua jornada em busca dos palácios que guardam os poderes de Mana e da verdade por trás dos estranhos acontecimentos que cercam sua história.
Este RPG conta a história de um garoto que não conhece seus pais e vive em uma pacata vila chamada Potos. Perto desta vila, existe uma cachoeira que deságua em um pequeno rio, e lá esta, cravada em uma pedra, a Espada de Mana. Certo dia o garoto cai da cachoeira e ouve uma voz, chamando-o pelo nome, pedindo-lhe que retire a espada pedra, e ele o faz. Logo após ele vê um fantasma (que some tão rápido quanto aparece) e um grande clarão, mas (por incrível que pareça) não da muita atenção para o acontecimento e volta para casa. Ao retornar a Potos, descobre que os cidadãos (principalmente o prefeito) acreditavam que a espada afastava os monstros da vila, e ligam os ataques recentes com a espada ter sido retirada. No meio disso, um homem que estava em Potos diz para o garoto, que para os monstros pararem, ele necessita reenergizar a espada. Logo após, o prefeito expulsa o garoto da sua vila, acreditando que se ele e a espada forem embora, os monstros também irão e terão paz novamente. E assim começa sua jornada em busca dos palácios que guardam os poderes de Mana e da verdade por trás dos estranhos acontecimentos que cercam sua história.
Uma
curiosidade sobre esse jogo é que ele é uma continuação, seu nome original não
é Secret of Mana, mas sim Seiken
Densetsu 2. O perdido Seiken Densetsu “1” foi lançado para Game Boy com o
nome de Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden, e nos Estados Unidos, como o seu
sucessor, recebeu outro nome, que foi Final Fantasy Adventure.Isso mesmo, FINAL
FANTASY (lembra alguma coisa?).Além de realmente ter ligações com FF (como
chocobos no primeiro jogo) , existem elos entre os dois jogos (Seiken Densetsu
1 e 2) que podem ser notados por jogadores atentos a história.
Não sei
muito bem a causa das trocas de nome, até porque pra mim não faz o menor
sentido, deveria ter sido “A Lenda da Espada Sagrada” (tradução mais literal de
Seiken Densetsu) desde o início e pronto!Mas não é só isso que me intriga, também
não sei como só esse jogo ficou popular. Está nitidamente provado que esta
ligado a Squeresoft e a Final Fantasy,então como suas continuações, que
não são tão poucas : secrect of mana 2(SNES), Legendo f Mana (PS1) , Sword of
Mana(GBA), Children of Mana (DS), Dawn of Mana (PS2) e Heroes of Mana (DS), não
fizeram tanta fama como outros jogos ligados a estes?A resposta para isto é simples e direta : Não sei. Só sei que
é um ótimo RPG no mesmo gênero do clássico The Legend of Zelda: A Link to the
Past (SNES), além de ter uma excelente trilha sonora, realmente merece ser
jogado e estar na sua lista de jogos já zerados.Despeço-me de vós, oh nobres visitantes, com uma versão para
piano da música de abertura, e tema, de Secret of Mana.

Mesmo não tendo jogado muito de Secret of Mana (tenho um emulador no PS2, porem este não copera gerando soms e lags terriveis), joguei Secret of Mana para PS1, e acreditem, para gostar de jogos na epoca em que não entendia inglês, eles precisavam ser MUITO bons em varios aspectos (especialmente jogabilidade), mais tarde já com conhecimento na lingua, joguei novamente, é a história da pro gasto, mesmo sendo um bocado confusa, por não ser focada, mas sim dividida em 3 linhas diferentes, das quais é possivel fazer todas. Igual, se engana se acha que o jogo não se popularizou, sim, aqui na America foi fraco, mas no país de origem meus caros, ai é outra história. É a mesma situação para CDZ, aqui é bem popular, mas lá é outra história. Bom, não a muito que possa falar sobre o jogo, além de dizer que ele certamente influenciou outros jogos por ser um dos pioneiros no estilo de Action RPG (atualmente extremamente famoso, tendo o jogo Skyrim no estilo ganhando o premio de jogo do ano). Infelizmente, por experiencia propria, esse jogos são melhores para as lembranças, porque, é incrivel como quando você volta a jogar acha coisas terriveis que tinham acontecido, mas mesmo assim, por algum motivo sempre voltamos a jogar, chega a ser... estranho.
ResponderExcluir- Legado
Olá Legado,
ResponderExcluiragradeço muito por sua consistente opinião.
Acredito que a história não seja tão confusa assim,
inclusive, acho que o fato dela ser formada pela vivencia de 3 personagens diferentes a torna muito mais rica.A forma com que o desfeche principal vai se consumando conforme a história dos outros personagens vai sendo revelada e incrementada, faz com que o jogador tenha extrema atenção aos acontecimentos para entender tudo que esta acontecendo,causando entusiasmo ao descobrir as ligações entre cada um dos fatos, tendo,assim ,um jogo que prende o jogador.Sob meu ponto de vista , esse fato da história "confusa"(como você citou)é um atrativo muitíssimo grande.
Quanto a popularidade do jogo, concordo com sua colocação de que as franquias do Seiken Densetsu tiveram sim sua repercussão (bem) mais elevada no Japão, o que é de praxe com outras linhas de jogos também, inclusive o próprio SNES foi produzido por mais de 10 anos.Mas quando me referi a sua repercussão, me referi a popularidade global do jogo, assim como as alcançadas por Zelda, Contra ou Final Fantasy.
Quanto a sempre voltarmos a eles (coisa que também concordo com você), creio ao que se deve que o "vintage" ser atrativo mesmo hehehehehe
Muito obrigado por seu comentário,
não encare isso como uma critica, pois também não encarei o seu como uma, esperamos por mais comentários bem específicos e de opinião.
Até mais ver
-Sanosuke Quest-
Que bons ventos o levem em sua jornada
Opa, ainda fui respondido, honrado estou.
ResponderExcluirNão, não levei como uma critica, assim pois, eu não queria criticar na verdade, mais queria so por um ponto de vista, mesmo estrapolando um pouco. Acho eu que me expresei mal, realmente confuso não é o termo certo, seria se houvesse diversos erros ou buracos na história. Pensando melhor, o que eu sinto falta no jogo (Não o SoM mas sim o LoM), é uma personalidade para o personagem principal. É como se ele estivesse ali so como espectador, você poderia facilmente tirar ele, que todo o demais enredo do jogo ocorreria praticamente sem (ou nenhuma) falha! É um pouco frustante no fim. Esperarei também, mais bons posts pelos quais possa comentar, um sobre Chrono Trigger, parece essencial agora.
- Legado