sábado, 7 de abril de 2012

Naruto – A História de Um Ninja - Parte II

Olá pessoas (e animais) que nos visitam! Quero agradecê-los por estar visitando e acompanhando as nossas postagens no blog! Buenas, agora darei início a parte 2 de Naruto – A História de Um Ninja, só que agora estarei falando sobre a primeira parte do mangá, a fase clássica do animê.

NARUTO - ナルト -
Bom, como eu havia falado na última postagem, Naruto é um mangá que foi criado por Masashi Kishimoto em 1999, e que recebeu adaptação para animê em 2002.

Muitos, quando ouvem falar em Naruto, pensam em um desenho de crianças. Lamento em informá-los que, em primeiro lugar, Naruto não é um desenho, é um anime, segundo, como logo associam com coisas de crianças, digo-vos que Naruto nos ensina muitas coisas, passando mensagens e ensinando-nos valores, que falarei sobre mais adiante.

“Há muito tempo, surgiu Kyuubi no Youko, a Raposa de Nove Caudas. Um único balançar de suas caudas podia destruir montanhas e criar ondas gigantes. Para combatê-la, shinobis se uniram. No entanto, apenas um deles, ao apostar sua vida, conseguiu aprisiona-la com um selo. Após selar a raposa, o herói faleceu. Este shinobi é conhecido como “O Quarto Hokage”.
Naruto conta a história de um jovem menino chamado Naruto Uzumaki, que sonha em se tornar Hokage, o líder da vila ninja. Ele é órfão, nem chegou a conhecer seus pais, porque ambos morreram quando ele era apenas um bebê. Naruto é um menino muito determinado e muito indisciplinado e idiota, sim eu odeio ele. O que me levou a assistir Naruto foi o Kakashi. Quando eu vi uma imagem dele numa carta de jogo eu achei ele interessante, gostei dele, então decidi assistir o anime para ver como era. Quando eu comecei a assistir, estava em uma parte boa, eram os episódios da luta da Equipe 7 contra Zabuza e Haku. Depois eu assisti o animê e tudo mais, e bem mais tarde comecei a colecionar os mangás.

A respeito dos líderes de vilas e vilas:
“Para os muitos países do continente, a existência de vilas ninjas representa poderio militar. (...) As vilas não estão sob o comando dos países, embora colaborem com eles.” – explica o professor Kakashi.
Existem muitos países e vilas ninjas, mas os principais são conhecidos como “Os Cinco Grandes Países Shinobis”. Cada país é governado por um daimyô, um senhor feudal, e cada vila por um líder que recebe a denominação “kage”, que significa sombra, silhueta. Cada kage é diferenciado por país por ter antes da palavra “kage” o nome do país, como por exemplo: Hokage (Ho - significa fogo). Agora os países, suas vilas e líderes:

Água, Vento, Fogo, Terra e Trovão
País do Fogo – Vila da Folha – Hokage 
País da Água – Vila da Névoa – Mizukage
País do Vento – Vila da Areia – Kazekage
País do Trovão – Vila da Nuvem – Raikage
País da Terra – Vila da Pedra – Tsuchikage

Mas, voltando ao assunto... Naruto estuda na academia ninja da Vila Oculta da Folha (Konoha Gakure no Sato – no original), ou Vila da Folha, ou até mesmo Konoha, pra quem preferir. Naruto era conhecido por todos na vila como um moleque que aprontava muito. Naruto nunca foi bom o suficiente para passar na academia ninja e se tornar um gennin, ninja iniciante. Todos na vila também o odiavam, não apenas por ele ser bagunceiro, mas por ele ser o hospedeiro de um demônio que atacou a Vila da Folha, sim, a Raposa de Nove Caudas. Muitos enxergam Naruto como a própria Raposa. Depois de uns problemas aí, Naruto consegue se graduar na academia e se tornar um ninja. Assim ele ganha reconhecimento e aceitação de seu professor, Iruka Umino, que também não gostava de Naruto, pois seus pais haviam sido mortos pela Raposa ajudando a proteger a vila.

Depois de se formar na academia, Naruto é posto em uma equipe com mais dois ninjas, assim como todos os outros. Naruto estava torcendo para ficar na mesma equipe de Sakura Haruno, a menina que ele ama, e com qualquer outro que não seja Sasuke Uchiha, que ele tanto odeia (bom, Naruto não está só nessa, porque eu também odeio o Sasuke, e outras pessoas também). Sakura, por sua vez, estava torcendo, assim como outras meninas, para ficar na mesma equipe que o melhor e mais idiota mais bonito ninja recém-formado: Sasuke Uchiha. Sasuke é conhecido como o sobrevivente dos Uchiha. Seu clã foi exterminado por um ninja chamado Itachi Uchiha, que o deixou vivo.
O professor Iruka, ou Iruka-sensei pra quem preferir, está anunciando a formação das equipes, então a equipe de Naruto:
- A próxima é a Equipe Sete. Sakura Haruno, Naruto Uzumaki e Sasuke Uchiha.
Depois de anunciada as equipes o professor pedem para voltarem à tarde para a apresentação dos novos professores. Então cada equipe recebe um professor jonnin para treiná-los. Os instrutores de academia são chunnin, postos intermediários.
Depois de um pequeno atraso (todos os professores já saíram com suas equipes, até o instrutor da academia foi embora) chega o professor da Equipe 7: Kakashi Hatake. Eu adoro esse cara! Foi por ele que eu comecei a assistir o animê!! Grande Kakashi! Certo. Kakashi, depois das apresentações, diz que eles começarão a cumprir missões no próximo dia, mas que antes, teriam que fazer em um exercício de sobrevivência em que ele seria o oponente.

No dia do teste todos estão lá aguardando a chegada do professor, que chega atrasado. O teste consiste em pegar dois guizos, que estarão com o professor, até o meio-dia. Quem não conseguisse pegar um guizo seria reprovado, ou seja, pelo menos um deles teria que voltar para a academia. Bom eles tentam fazer de tudo e Naruto fica amarrado no tronco por tentar roubar o almoço e os outros dois não conseguem pegar os guizos. Então, acaba o mangá 1!
No mangá número 2, que eu gosto mais que o número 1, fala sobre o final do teste e como eles conseguiram passar, levando com eles uma grande lição, sim, ensinamentos do anime, a famosa frase de Kakashi:

“Aqueles que quebram as regras e as leis ninjas geralmente são chamados de lixo. No entanto aqueles que não zelam por seus companheiros são piores do que o lixo.”
Ou pra quem prefere a do anime dublado:

“No mundo ninja aqueles que rompem as regras são escoria. É verdade, mas aqueles que abandonam seus amigos são piores que a escória.”

Após isso, começam a cumprir missões e pro aí vai! Mais adiante ocorre o Exame Chunnin, um exame prestado pelos gennins que querem tentar tornarem-se chunnins. Durante a segunda fase o exame, revela-se outro personagem que gosto muito, Orochimaru, um dos Três Ninjas. Os Três Ninjas, no original Sannin, são ninjas lendários, são eles: Jirayia (que treinará Naruto) e Tsunade, juntamente com Orochimaru. Não podendo me estender muito, o exame é interrompido na última prova por um ataque à Vila da Folha. E nisso já estamos pelo volume 13 do mangá e pelo episódio 70 do anime, por aí. Agora, mais resumidamente ainda, acontecem muitas coisas por aí, ocorre uma troca de Hokage, revela-se uma organização misteriosa chamada Akatsuki, Sasuke torna-se um ninja fugitivo, por abandonar a vila e juntar-se a um ninja perigoso e vários outros acontecimentos, que quem não sabe, leiam o mangá ou assistam o anime!! Ah! Já ia me esquecendo: há três filmes referentes à primeira parte do anime: “O Livro das Artes Ninja da Princesa da Neve!”, “Grande Colisão! As Fantásticas Ruínas das Profundezas!” e “A Revolta dos Animais da Ilha da Lua Crescente!”. Se não me engano, somente o primeiro foi dublado.

A primeira parte do mangá possui 27 volumes e o anime 9 temporadas com 220 episódios. Naruto é um dos meus animês e mangás favoritos. Eu recomendo para quem não assistiu ou leu. Até uma sugestão: se você tem tempo assista (os episódios estão disponíveis tanto dublados, como legendados), ou então, se você coleciona mangás, compre a versão pocket, que fica fácil de levar junto e você pode ler em qualquer lugar. Se você não coleciona, está aí uma ótima oportunidade para começar (eu mesmo comecei por aí), atualmente o mangá pocket está no volume 22.


Espero que tenham gostado, espero vocês na próxima semana com Naruto: Crônicas do Furacão. Então, até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário